A Reitoria da Universidade da Região de Joinville (Univille) avançou na implementação de ações voltadas ao enfrentamento do racismo e para a equidade, anunciadas na última segunda (23/09).
Nesta quarta (25/09), a Reitoria formalizou a criação de um Grupo de Trabalho Institucional por meio de uma portaria, que já foi assinada. O grupo será responsável por desenvolver um Programa de Ações Afirmativas e para a Equidade, abrangendo tanto o âmbito acadêmico quanto o administrativo.
Os estudos, diagnósticos e propostas serão apresentados à Reitoria da Univille e à Presidência da FURJ para posterior submissão aos Conselhos da Instituição.
A designação dos membros pela portaria contempla as representatividades docente, estudantil e de pessoal administrativo, além da obrigatoriedade de canais de participação para as comunidades interna e externa. Também conta com a participação do Comitê de Educação em Direitos Humanos da universidade.
"O compromisso deste grupo de trabalho institucional é o de dialogar com as comunidades interna e externa para que todos participem de mais este avanço histórico para nossa instituição", destacou o Reitor Alexandre Cidral.
Outra ação imediata foi a designação de um setor responsável pela revisão dos protocolos institucionais para lidar com casos de violência. A Central de Relacionamento com Estudantes (CRE) foi incumbida dessa tarefa, com prazo de quinze dias para apresentar as revisões necessárias.
Além disso, com a designação formal de responsáveis, a Univille deu mais um passo concreto ao encaminhar a promoção sistemática de Letramento Racial para docentes e funcionários administrativos. Coordenado pelo Centro de Inovação Pedagógica (CIP), em conjunto com a Gerência de Gestão de Pessoas, a formação prevê workshops para turmas de 20 a 30 participantes, com início previsto até 30 de outubro.
“Essas medidas são mais do que um compromisso da Reitoria com a inclusão; são ações concretas que já estão em curso para transformar a realidade institucional”, concluiu o Reitor.
Comments