Projeto global "SeaChange" traz pesquisadores europeus à Univille
- Assessoria de Imprensa Univille
- 5 de abr.
- 2 min de leitura
Atualizado: 7 de abr.
Pesquisadores europeus estiveram na Univille, na última quinta (3), durante os trabalhos da pesquisa global "SeaChange", que investiga mudanças em ecossistemas marinhos ao longo do tempo em várias partes do mundo. A Univille participa do projeto como parceira da University of Exeter, do Reino Unido.
No campus em Joinville, os pesquisadores conheceram os recursos disponíveis à pesquisa nos laboratórios de Análises Instrumentais e de Biologia Molecular.
À noite, James Scourse (University of Exeter), Oliver Craig (University of York) e Bernd Schöne (University of Mainz) apresentaram o projeto "SeaChange" a estudantes de Ciências Biológicas e a mestrandos e doutorandos dos programas de Saúde e Meio Ambiente e Patrimônio Cultural e Sociedade.
André Colonese (Universitat Autónoma de Barcelona), por sua vez, compartilhou achados científicos de outra pesquisa internacional, a "Tradition", que contou com a atuação da professora da Univille Dra. Dione Rocha Bandeira como cientista sênior. O projeto analisa a contribuição histórica da pesca artesanal na segurança alimentar e na redução da pobreza em comunidades costeiras da América Latina nos últimos seis mil anos.
Na sequência, o grupo seguiu para São Francisco do Sul, onde atuará em campo na Baía da Babitonga ao longo da próxima semana, sob coordenação do professor da Univille Dr. Celso Voos Vieira.
"A atuação da Univille como parceira da University of Exeter no SeaChange reforça nosso protagonismo em pesquisas internacionais voltadas à sustentabilidade e ao meio ambiente", destacou a Reitora em exercício, Dra. Therezinha Novais.
Ela recepcionou oficialmente a comitiva durante a apresentação da universidade pela assessora internacional Dra. Juliana Bustamante, que contou ainda com a presença do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Dr. Paulo França, e da coordenadora da Agência de Inovação e Transferência Tecnológica (Agitte), Dra. Giannini Apati.
Os visitantes atuam em universidades de cinco países europeus:
University of York e University of Exeter (Inglaterra)
Universitat Autónoma de Barcelona (Espanha)
University of Copenhagen (Dinamarca) e
Johannes Gutenberg-Universität Mainz (Alemanha).
Comments