Na noite desta quinta-feira (13), a Universidade da Região de Joinville (Univille) celebrou com a comunidade as seis décadas de história do ensino superior na região norte catarinense. A sessão solene do Conselho Universitário reuniu autoridades, docentes, estudantes e egressos, no Joinville Square Garden.
No evento, a universidade agraciou cinco instituições, seis entidades e duas personalidades com a Medalha de Mérito Universitário, honraria prevista no regimento geral da Univille para destacar contribuições signficativas.
Receberam a medalha: Ministério da Educação; Governo de Santa Catarina; Prefeituras de Joinville, São Bento do Sul e São Francisco do Sul; Associação dos Municípios do Nordeste Catarinense (Amunesc); Conselho Estadual de Educação de SC; Associação Brasileira de Universidades Comunitárias (Abruc); Associação Catarinense de Fundações Educacionais (Acafe); Academia Joinvilense de Letras; Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville; Profa. Dra. Sandra Furlan e Prof. Dr. Norberto Cabral (in memoriam).
Outras 16 instituições receberam placas de homenagem da Reitoria pelas importantes parceiras para o fortalecimento do ensino superior comunitário.
Foram elas: Assembleia Legislativa de Santa Catarina; as Câmaras Municipais de Joinville, São Bento do Sul e São Francisco do Sul; as Associações Empresariais e CDLs desses três municípios; a Ajorpeme e a Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão; o Tribunal de Justiça e o Ministério Público de Santa Catarina; as Associações de Professores (Aprofurj) e de Funcionários (Affurj) da Fundação Educacional da Região de Joinville.
Em nome dos homenageados, a ex-reitora da Univille, Profa. Dra. Sandra Aparecida Furlan, agradeceu e retribuiu o reconhecimento:
"O reconhecimento aqui demonstrado só evidencia seu caráter comunitário e reforça seus estreitos vínculos com a sociedade. Assim, em meu nome e de todos os homenageados, quero parabenizar a FURJ/Univille pelos seus 60 anos de história."

Reunindo mais de 500 pessoas, a sessão do Conselho Universitário contou ainda com a participação dos conselhos Curador e de Administração da FURJ, e a apresentação conjunta da Banda Sinfônica dos Bombeiros Voluntários de Joinville com o Coral da Univille. O Reitor Alexandre Cidral destacou a importância do momento:
“É uma noite emocionante, de gratidão a todos que construíram essa história ao longo desses 60 anos. Celebramos o passado, mas também reafirmamos nosso compromisso com o futuro da educação, com a sustentabilidade socioambiental e com a formação de qualidade para as novas gerações."
A Univille é a precursora do ensino superior em Joinville, iniciado com a primeira turma de Ciências Econômicas em 1965. A fundação (FURJ) criada por lei municipal dois anos depois, até hoje é a mantenedora da instituição, que já graduou mais de 42 mil profissionais, nas diversas áreas do conhecimento, ao longo dos últimos 60 anos.
A Vice-Reitora Therezinha Novais falou do sentimento da comunidade acadêmica em fazer parte dessa trajetória:
"É uma história linda e de sucesso, que começou lá atrás em uma única sala de aula e chegou aqui onde estamos hoje: uma grande universidade, com ensino, pesquisa, extensão, inovação e internacionalização. A comunidade acadêmica da Univille está hoje cheia de orgulho pela nossa universidade."
Univille recebe maior honraria do Município de Joinville
Durante a cerimônia, a Univille também foi homenageada, recebendo a Medalha de Mérito Princesa Dona Francisca, maior honraria concedida pela Prefeitura de Joinville.
A homenagem é uma forma do município reconhecer oficialmente pessoas e instituições representativas que se destacaram de forma notável ou relevante, contribuindo para o engrandecimento da cidade.
O Prefeito Adriano Silva afirmou que, no caso da Univille, o reconhecimento enaltece o quanto a Universidade colaborou para o desenvolvimento social, educacional e econômico de Joinville:
“São 60 anos promovendo o ensino na nossa cidade, transformando a vida de jovens, trazendo o caminho profissional. A Medalha Dona Francisca é a maior honraria que a Prefeitura de Joinville pode conceder e esse ano escolhemos a Univille justamente por esse legado de transformação social."
Reconhecimento unânime
Autoridades presentes na cerimônia enfatizaram a relevância da Univille para Santa Catarina. A vice-governadora Marilisa Boehm ressaltou que a instituição contribuiu para o divisor de águas na educação superior catarinense:
“Antes da Univille, muitos jovens precisavam deixar Joinville para cursar uma graduação. Hoje, temos uma universidade que forma profissionais altamente capacitados, incentiva a pesquisa, promove a extensão universitária e contribui diretamente para o progresso de Santa Catarina e do Brasil”.
O Desembargador Ricardo Roessler, em nome do Poder Judiciário, agradeceu a universidade por seguir acreditando no poder transformador da educação:
"Desde o seu nascimento, com a visão de alguns idealistas, até a atualidade, com sua sólida reputação e prestígio, a Univille tem sido um farol de conhecimento e excelência, formando milhares de profissionais, educadores e cientistas, líderes e cidadãos."
O Vice-Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Fernando Krelling, dirigiu seu agradecimento de forma especial aos professores e manifestou orgulho em ser egresso da universidade:
"Me sinto honrado, também fiz parte de um conselho da Univille, e me sinto muito feliz de estar aqui com vocês hoje, e saudar os 60 anos de uma belíssima história que transformou muitas gerações aqui na região."
O Presidente da Câmara Municipal de Joinville, vereador Diego Machado, relembrou a aprovação da lei que oficializou o ensino superior na cidade, em 1967, e enalteceu o caráter joinvilense da Univille:
"Se Joinville é a maior economia do Estado, é porque a Univille ajudou a formar muitos que promoveram a cidade ao longo de muitas décadas. Joinville é o que é, em grande parte, por conta de uma parcela significativa da contribuição da nossa Univille. Como Poder Legislativo, ressalto o nosso orgulho e o nosso muito obrigado."
Representando o Ministro Camilo Santana, o diretor de políticas e programas de educação superior do Ministério da Educação, Adilson Santana de Carvalho, destacou a contribuição da Univille em programas como o ProUni e o FIES:
"A Univille é parceira de longa data do MEC em programas de democratização do acesso ao ensino superior. Agradeço pela imensa honra de participar dessa cerimônia tão significativa e com a energia tão boa de pessoas comprometidas com a educação, o conhecimento e a cultura."

Consolidada para os próximos 60 anos
A Univille chega a 2025 como uma Universidade comunitária consolidada, com foco regional na oferta de ensino, pesquisa e extensão, atendendo mais de 8 mil estudantes da educação infantil ao doutorado. Possui campi em Joinville e São Bento do Sul, uma unidade em São Francisco do Sul, três colégios e polos de educação a distância em Santa Catarina e Paraná.
Em seu discurso na sessão solene, o Reitor da Univille anunciou que a palavra-chave para o futuro é “realizações”.
“Assim como a Univille é hoje o resultado do trabalho e dedicação de muitos ao longo das décadas, continuaremos construindo novos caminhos para transformar vidas por meio da educação”.
Comments