FURJ elege nova presidência para o Conselho de Administração
- Assessoria de Imprensa Univille
- há 2 dias
- 2 min de leitura
A Fundação Educacional da Região de Joinville (FURJ), mantenedora da Univille e do Inovaparq, realizou a eleição e a posse dos novos integrantes do seu Conselho de Administração, o órgão máximo e soberano de deliberação em assuntos de política administrativa e financeira da fundação.
A sessão na manhã desta quinta-feira (24/04) oficializou a escolha do novo presidente, Jorge Rafael Matos, e do vice-presidente, Daniel de Oliveira, para o biênio 2025-2026. Eles sucedem os também professores da Univille Beatriz Regina Branco e Carlos Eduardo Friedrich no comando do Conselho.
Jorge Rafael Matos é advogado, professor e pesquisador em Direito, com foco em temas constitucionais, penais e de direitos humanos. Doutor e mestre em Direito, coordena o Curso de Direito da Univille em São Bento do Sul e integra grupos de pesquisa e extensão voltados à cidadania e democracia.
Daniel de Oliveira é advogado e professor, com atuação nas áreas de Direito Empresarial, Tributário e Falimentar. Leciona desde 2013 na Univille. É sócio do escritório Oliveira e Costa e atua como Administrador Judicial em processos de falência.

Também tomaram posse como novos conselheiros:
Ana Carolina Amorim Buzzi, Procuradora Geral da FURJ;
Brígida Maria Erhardt, indicada pelo Comitê da área de Ciências Humanas e Ciências Jurídicas;
Gilberto Mazzetti Júnior, indicado pelo Comitê da área de Ciências Socioeconômicas e Hospitalidade.
O que faz o Conselho de Administração da FURJ?
Muito mais do que um órgão consultivo, o Conselho de Administração é responsável por decisões estruturantes que impactam o presente e o futuro da Univille e do Inovaparq, mantidas da FURJ. Entre suas principais atribuições, destacam-se:
Deliberar sobre o Estatuto, regimentos, regulamentos e estruturas organizacionais da FURJ;
Estabelecer diretrizes para os investimentos, orçamento anual e plurianual;
Aprovar planos de cargos, carreiras e salários dos colaboradores;
Definir critérios para mensalidades, taxas, convênios e contratos relevantes para a fundação;
Autorizar aquisições, alienações e parcerias estratégicas;
Homologar decisões do Conselho Universitário da Univille, como alterações estatutárias.
Além disso, o Conselho também acompanha a execução orçamentária, estabelece diretrizes para áreas como administração financeira e patrimonial, e representa a diversidade institucional e regional da Univille, com membros indicados por diferentes segmentos da comunidade acadêmica, científica e governamental.
Representatividade e governança
A composição do Conselho é ampla e plural, incluindo representantes da Reitoria, dos campi, da pós-graduação, do Diretório Central dos Estudantes (DCE), do INOVAPARQ, de ex-dirigentes, de associações docentes e técnicas, além de membros indicados por entidades da comunidade regional, como prefeituras, câmaras municipais, conselhos de educação e entidades empresariais e científicas.
Comentários